Secretaria de Estadual de
Educação e Cultura.
Subsecretaria Regional de
Educação de Palmeiras de Goiás.
Colégio Estadual Professora
Maria Apresentação.
Projeto
água, bem precioso.
Cezarina, 22 de Março de 2015.
Introdução
Na contemporaneidade
é fundamental que a educação interdisciplinar aborde o meio ambiente para que
os estudantes respeitem as leis da natureza, e acima de tudo aprendam a cuidar
dos nossos recursos naturais colaborando com o desenvolvimento sustentável. O
projeto com a temática “água, bem precioso” precisará apresentar uma visão
ampla que envolva variados problemas que a atualidade
vem sofrendo, como por exemplo, a falta de água. Iniciaremos esse projeto no
dia mundial da água (22 de março)
Justificativa:
A Educação Ambiental
é um processo de aprendizado que busca formar uma consciência sobre a postura
do homem em relação ao meio ambiente. Tem como objetivo informar e sensibilizar
as pessoas sobre os problemas ambientais e suas possíveis soluções, buscando
transformar os indivíduos em participantes das decisões de sua comunidade. Daí
a importância de trabalhar desde cedo a Educação Ambiental no ensino formal,
sendo integrada ao currículo de forma a promover uma melhor aprendizagem e
despertar a sensibilização do alunado, contextualizando com a sua realidade na
formação do cidadão crítico e participativo.
Como nosso
tema é “água, bem precioso”, sabemos que a quantidade e a qualidade da água estão
piorando. A água é a fonte indispensável à vida que sustenta todos os seres,
temos impensadamente desperdiçado e envenenado este recurso natural
que se finda diariamente, temos que preservar o meio ambiente e os mananciais,
pois desta forma estaremos contribuindo com o futuro do nosso planeta e de
todas as espécies.
No Brasil
está cada vez mais complicado de se encontrar fontes de água pura, devido a
poluição e falta de consciência ambiental da maioria das pessoas. Nem sempre
podemos confiar que a água proveniente de poços e torneiras seja segura
para todos. A água para uso doméstico,
assim como, os esgotos de hospitais, escolas, fábricas e lojas, deveriam ir
direto para a estação de tratamento, através de uma rede de esgoto, e só depois
jogada nos rios, assim iríamos evitar a poluição. Mas infelizmente isso não
acontece, as pessoas produzem uma grande quantidade de lixo que jogam nos rios
ou locais abertos, ao chover todo esse lixo é levado pelas enchentes até os
rios, causando a poluição.
Enfim,
desejamos conscientizar os alunos para transformar a preservação da água em
realidade, devem cuidar melhor da água
que existe em nosso planeta, para que no futuro não soframos tantas
consequências pelas falhas humanas
cometidas contra a natureza.
Objetivos
Geral
Desenvolver nos alunos uma postura participativa, com a conscientização
dos problemas ambientais, valores para exercício da cidadania, como agentes de
gerenciamento do ambiente. Deverão adquirir visão integrada da realidade,
contemplando a dinâmica local e planetária e desvendando causas e os problemas
ambientais em especial da nossa água.
Específicos:
ü
Reconhecer
a importância da preservação do meio ambiente;
ü
Reconhecer
a importância da água para a nossa vida;
ü
Reconhecer
a importância da água para o nosso corpo;
ü
Mostrar
lados negativos e positivos da ação do homem no meio ambiente;
ü
Perceber
a diferença entre ambientes equilibrados, saudáveis, e locais poluídos ou
degradados;
ü
Levar
os alunos a perceberem que constatar algum mal não é motivo de desânimo, mas de
mobilização da escola e da comunidade para a sua solução;
ü
Oferecer
instrumentos para que os alunos possam tomar posição diante das questões ambientais;
ü
Fazer
os alunos perceberem que, com gestos simples, é possível fazer muito pelo meio
ambiente e ainda economizar ( a necessidade de economizar água - adesão de atitude);
ü
Notar
a amplitude da presença da água na natureza e conhecer as mudanças de estado;
Conteúdos:
Ø
O
domínio humano sobre a natureza;
Ø
Sociedade
e meio ambiente;
Ø
Manejo,
conservação e a importância da água para a nossa vida e para o nosso corpo;
Ø
Os
estados físicos da água;
Ø
A
água em suas diversas manifestações;
Ø
A
economia de água – adesão de atitude;
Ø
Critérios
de escolha de água para beber;
Ø
Principais
formas de preservar, recuperar e reabilitar o meio ambiente.
Estratégias:
v
Leituras
da Poesia “ A causa da Chuva” de Millor Fernandes.
v
Confecção
de histórias em quadrinhos;
v
Desenhos
sobre o tema abordado;
v
Cartazes,
montar uma exposição na escola, com as atividades elaboradas pelos
v
alunos;
v
Músicas:
Trabalhar “Planeta água” de Guilherme Arantes
v
Leitura
informativa sobre o tema estudado;
v
Cruzadinhas;
Caça-palavras;
v
Vídeos
do youtube sobre o ciclo da água;
v
Confecção
de cartazes e painéis sobre o ciclo da água;
v
Estudo
da água através da simples observação de fenômenos da natureza, como a chuva
(evaporação da água e formação de nuvens);
v
Fazer
um estudo sobre a água da escola e da casa dos alunos, onde pesquisem de onde
vem à água que consomem como são tratadas e para onde vão quando descem pelo
ralo;
v
Contar
uma história que envolva água. Ex.: “O bicho Folharal”
Avaliação
Será feita de forma
contínua, no desempenho individual de
cada estudante, mediante relatórios individuais e coletivos em cada atividade.
Neles, serão registrados o interesse, o cumprimento de tarefas, a participação
no grupo e a assimilação dos conteúdos e
ainda no momento da montagem de exposição dos trabalhos.
Bibliografia
SOURIENT
Lilian, RUDEK Roseni, CAMARGO Rosiane. Geografia interagindo e
percebendo o mundo. Editora do Brasil. nova Edição, 204. P. 25, 67,
89, 94, 96.
TELLES,
Dirceu D´Alkmin. COSTA, Regina Helena Pacca Guimarães. Reúso da Água - 2ª
edição revista, atualizada e ampliada. Ano de Publicação: 2010
TUNDISI,
José Galizia; REBOUÇAS, Aldo da C.; BRAGA, Benedito. Águas Doces no Brasil -
Capital Ecológico, Uso e Conservação.
Editora: Escritura
mensagensvirtuais.xpg.uol.com.br/Fabulas/Bomba-d-Agua-no-Deserto.
Declaração
Universal dos Direitos da Água
1. A água faz parte do patrimônio do
planeta. Cada continente, cada povo, cada região, cada cidade, cada cidadão é
plenamente responsável aos olhos de todos.
2. A água é a seiva do nosso planeta. Ela é a
condição essencial de vida e de todo ser vegetal, animal ou humano. Sem ela não
poderíamos conceber como são a atmosfera, o clima, a vegetação, a cultura ou a
agricultura. O direito à água é um dos direitos fundamentais do ser humano: o
direito à vida, tal qual é estipulado no Art. 3 o da Declaração Universal dos
Direitos Humanos.
3. Os recursos naturais de transformação da água
em água potável são lentos, frágeis e muito limitados. Assim sendo a água deve
ser manipulada com racionalidade, preocupação e parcimônia.
4. O equilíbrio e o futuro de nosso planeta
dependem da preservação da água e dos seus ciclos. Estes devem permanecer
intactos e funcionando normalmente, para garantir a continuidade da vida sobre
a Terra. Este equilíbrio depende, em particular, da preservação dos mares e
oceanos por onde os ciclos começam.
5. A água não é somente uma herança dos nossos
predecessores, ela é sobretudo um empréstimo aos nossos sucessores. Sua
proteção constitui uma necessidade vital, assim como uma obrigação moral do
Homem para as gerações presentes e futuras.
6. A água não é uma doação gratuita da natureza,
ela tem um valor econômico: é preciso saber que ela é, algumas vezes, rara e
dispendiosa e que pode muito bem escassear em qualquer região do mundo.
7. A água não deve ser desperdiçada, nem poluída,
nem envenenada. De maneira geral, sua utilização deve ser feita com consciência
e discernimento, para que não se chegue a uma situação de esgotamento ou de
deterioração de qualidade das reservas atualmente disponíveis.
8. A utilização da água implica o respeito à lei.
Sua proteção constitui uma obrigação jurídica para todo o homem ou grupo social
que a utiliza. Esta questão não deve ser ignorada nem pelo Homem nem pelo
Estado.
9. A gestão da água impõe um equilíbrio entre os
imperativos de sua proteção e as necessidades de ordem econômica, sanitária e
social.
10. O planejamento da gestão da água deve levar em
conta a solidariedade e o consenso em razão de sua distribuição desigual sobre
a Terra.
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