quinta-feira, 28 de abril de 2016

PROJETO ÁGUA UM BEM PRECIOSO - CEMA

Secretaria de Estadual de Educação e Cultura.
Subsecretaria Regional de Educação de Palmeiras de Goiás.
Colégio Estadual Professora Maria Apresentação.




Projeto água, bem precioso.







Cezarina, 22 de Março de 2015.


Introdução
Na contemporaneidade é fundamental que a educação interdisciplinar aborde o meio ambiente para que os estudantes respeitem as leis da natureza, e acima de tudo aprendam a cuidar dos nossos recursos naturais colaborando com o desenvolvimento sustentável. O projeto com a temática “água, bem precioso” precisará apresentar uma visão ampla que envolva variados problemas que a atualidade vem sofrendo, como por exemplo, a falta de água. Iniciaremos esse projeto no dia mundial da água (22 de março)
Justificativa:
A Educação Ambiental é um processo de aprendizado que busca formar uma consciência sobre a postura do homem em relação ao meio ambiente. Tem como objetivo informar e sensibilizar as pessoas sobre os problemas ambientais e suas possíveis soluções, buscando transformar os indivíduos em participantes das decisões de sua comunidade. Daí a importância de trabalhar desde cedo a Educação Ambiental no ensino formal, sendo integrada ao currículo de forma a promover uma melhor aprendizagem e despertar a sensibilização do alunado, contextualizando com a sua realidade na formação do cidadão crítico e participativo.
Como nosso tema é “água, bem precioso”, sabemos que a quantidade e a qualidade da água estão piorando. A água é a fonte indispensável à vida que sustenta todos os seres, temos impensadamente  desperdiçado e envenenado este recurso natural  que se finda diariamente, temos que preservar o meio ambiente e os mananciais, pois desta forma estaremos contribuindo com o futuro do nosso planeta e de todas as espécies.
No Brasil está cada vez mais complicado de se encontrar fontes de água pura, devido a poluição e falta de consciência ambiental da maioria das pessoas. Nem sempre podemos confiar que a água proveniente de poços e torneiras seja segura para  todos. A água para uso doméstico, assim como, os esgotos de hospitais, escolas, fábricas e lojas, deveriam ir direto para a estação de tratamento, através de uma rede de esgoto, e só depois jogada nos rios, assim iríamos evitar a poluição. Mas infelizmente isso não acontece, as pessoas produzem uma grande quantidade de lixo que jogam nos rios ou locais abertos, ao chover todo esse lixo é levado pelas enchentes até os rios, causando a poluição.
Enfim, desejamos conscientizar os alunos para transformar a preservação da água em realidade, devem  cuidar melhor da água que existe em nosso planeta, para que no futuro não soframos tantas consequências pelas falhas  humanas cometidas contra a natureza.
Objetivos Geral
Desenvolver nos alunos uma  postura participativa, com a conscientização dos problemas ambientais, valores para exercício da cidadania, como agentes de gerenciamento do ambiente. Deverão adquirir visão integrada da realidade, contemplando a dinâmica local e planetária e desvendando causas e os problemas ambientais em especial da nossa água.
Específicos:
ü   Reconhecer a importância da preservação do meio ambiente;
ü   Reconhecer a importância da água para a nossa vida;
ü   Reconhecer a importância da água para o nosso corpo;
ü   Mostrar lados negativos e positivos da ação do homem no meio ambiente;
ü   Perceber a diferença entre ambientes equilibrados, saudáveis, e locais poluídos ou degradados;
ü   Levar os alunos a perceberem que constatar algum mal não é motivo de desânimo, mas de mobilização da escola e da comunidade para a sua solução;
ü   Oferecer instrumentos para que os alunos possam tomar posição diante das questões ambientais;
ü   Fazer os alunos perceberem que, com gestos simples, é possível fazer muito pelo meio ambiente e ainda economizar ( a necessidade de economizar água -  adesão de atitude);
ü   Notar a amplitude da presença da água na natureza e conhecer as mudanças de estado;

Conteúdos:
Ø  O domínio humano sobre a natureza;
Ø  Sociedade e meio ambiente;
Ø  Manejo, conservação e a importância da água para a nossa vida e para o nosso corpo;
Ø  Os estados físicos da água;
Ø  A água em suas diversas manifestações;
Ø  A economia de água – adesão de atitude;
Ø  Critérios de escolha de água para beber;
Ø  Principais formas de preservar, recuperar e reabilitar o meio ambiente.
Estratégias:
v   Leituras da Poesia “ A causa da Chuva” de Millor Fernandes.
v   Confecção de histórias em quadrinhos;
v   Desenhos sobre o tema abordado;
v   Cartazes, montar uma exposição na escola, com as atividades elaboradas pelos
v   alunos;
v   Músicas: Trabalhar “Planeta água” de Guilherme Arantes
v   Leitura informativa sobre o tema estudado;
v   Cruzadinhas; Caça-palavras;
v   Vídeos do youtube sobre o ciclo da água;
v   Confecção de cartazes e painéis sobre o ciclo da água;
v   Estudo da água através da simples observação de fenômenos da natureza, como a chuva (evaporação da água e formação de nuvens);
v   Fazer um estudo sobre a água da escola e da casa dos alunos, onde pesquisem de onde vem à água que consomem como são tratadas e para onde vão quando descem pelo ralo;
v   Contar uma história que envolva água. Ex.: “O bicho Folharal”
Avaliação
Será feita de forma contínua, no desempenho individual  de cada estudante, mediante relatórios individuais e coletivos em cada atividade. Neles, serão registrados o interesse, o cumprimento de tarefas, a participação no grupo e a assimilação dos conteúdos e  ainda no momento da montagem de exposição  dos trabalhos.
Bibliografia
SOURIENT Lilian, RUDEK Roseni, CAMARGO Rosiane. Geografia interagindo e percebendo o mundo. Editora do Brasil. nova Edição, 204. P. 25, 67, 89, 94, 96.
TELLES, Dirceu D´Alkmin. COSTA, Regina Helena Pacca Guimarães. Reúso da Água - 2ª edição revista, atualizada e ampliada. Ano de Publicação: 2010
TUNDISI, José Galizia; REBOUÇAS, Aldo da C.; BRAGA, Benedito. Águas Doces no Brasil - Capital Ecológico, Uso e Conservação.   Editora: Escritura
mensagensvirtuais.xpg.uol.com.br/Fabulas/Bomba-d-Agua-no-Deserto‎.

Declaração Universal dos Direitos da Água
1.      A água faz parte do patrimônio do planeta. Cada continente, cada povo, cada região, cada cidade, cada cidadão é plenamente responsável aos olhos de todos.
2.       A água é a seiva do nosso planeta. Ela é a condição essencial de vida e de todo ser vegetal, animal ou humano. Sem ela não poderíamos conceber como são a atmosfera, o clima, a vegetação, a cultura ou a agricultura. O direito à água é um dos direitos fundamentais do ser humano: o direito à vida, tal qual é estipulado no Art. 3 o da Declaração Universal dos Direitos Humanos.
3.       Os recursos naturais de transformação da água em água potável são lentos, frágeis e muito limitados. Assim sendo a água deve ser manipulada com racionalidade, preocupação e parcimônia.
4.       O equilíbrio e o futuro de nosso planeta dependem da preservação da água e dos seus ciclos. Estes devem permanecer intactos e funcionando normalmente, para garantir a continuidade da vida sobre a Terra. Este equilíbrio depende, em particular, da preservação dos mares e oceanos por onde os ciclos começam.
5.       A água não é somente uma herança dos nossos predecessores, ela é sobretudo um empréstimo aos nossos sucessores. Sua proteção constitui uma necessidade vital, assim como uma obrigação moral do Homem para as gerações presentes e futuras.
6.       A água não é uma doação gratuita da natureza, ela tem um valor econômico: é preciso saber que ela é, algumas vezes, rara e dispendiosa e que pode muito bem escassear em qualquer região do mundo.
7.       A água não deve ser desperdiçada, nem poluída, nem envenenada. De maneira geral, sua utilização deve ser feita com consciência e discernimento, para que não se chegue a uma situação de esgotamento ou de deterioração de qualidade das reservas atualmente disponíveis.
8.       A utilização da água implica o respeito à lei. Sua proteção constitui uma obrigação jurídica para todo o homem ou grupo social que a utiliza. Esta questão não deve ser ignorada nem pelo Homem nem pelo Estado.
9.       A gestão da água impõe um equilíbrio entre os imperativos de sua proteção e as necessidades de ordem econômica, sanitária e social.

10.   O planejamento da gestão da água deve levar em conta a solidariedade e o consenso em razão de sua distribuição desigual sobre a Terra.

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