Jogos Intercalasses Um projeto
da:
Educação Física Escolar e do
ProEMI/JF
1. INTRODUÇÃO:
Por volta dos anos 60 a 70,
prevaleceu nas aulas de Educação Física a Concepção Pedagógica Competitivista a
fim de despertar na sociedade brasileira o interesse pela prática desportiva,
assim o país tornou os Jogos Internos Escolares um meio para treinar os futuros
competidores.
Porém, nos anos 80, surge a
corrente progressista na intenção de eliminar o esporte performance das escolas
e construir uma nova importância do conteúdo ministrado, relacionando-o ao
cotidiano dos discentes.
No Brasil, a prática do desporto
escolar vem sendo estimulada desde 1882, quando Rui Barbosa defendeu a inclusão
da ginástica no currículo escolar, mais recentemente na constituição de 1988
foi aprovado um artigo que defende o direito a prática esportiva.
O referido artigo declara: “Art.
217 – É dever do Estado fomentar práticas desportivas formais e não formais
como direito de cada um, observando”:
II
– A destinação de recursos públicos para a promoção prioritária do esporte
educacional e, em casos específicos, para a prática do desporto de alto
rendimento”.
Já em 1989 a Constituição do
Estado da Bahia reafirma em seu artigo 278 o papel do Estado na promoção destas
práticas.
“Art.
278 – É dever do Estado e dos municípios promover, incentivar e garantir, com
recursos financeiros e operacionais, as práticas desportivas escolares e
comunitárias e o lazer como direito de todos, visando o desenvolvimento
integral do cidadão”.
Quando
propomos este projeto, lembramos dá a obrigatoriedade da ministração das
horas-aula, em que a lei está exigindo (artigos 12, incisos III e 13, inciso V)
que o estabelecimento e o professor ministrem as horas-aula programadas,
independente da duração atribuída a cada uma.
Quando a Lei se refere ao mínimo
de “oitocentas horas distribuídas por um mínimo de duzentos dias de efetivo
trabalho escolar está se referindo a oitocentas horas de sessenta minutos, ou
seja, um total anual de 48.000 minutos.” O mesmo raciocínio se aplica à jornada
escolar no Ensino Fundamental de quatro horas de trabalho efetivo em sala de
aula, quer dizer, 240 (duzentos e quarenta minutos) diários no mínimo (há
ressalva no que se refere à situação dos cursos noturnos). Ao mencionar a
obrigatoriedade da ministração das horas-aula, a lei exige que o estabelecimento
e o professor ministrem as horas-aula programadas, independentemente da duração
atribuída a cada uma, pois a duração de cada módulo-aula será definida pelo
sistema de ensino ou pelo estabelecimento de ensino, dentro da autonomia que
lhes é atribuída. O indispensável é que esses módulos somados totalizem 800
(oitocentas) horas no mínimo, e sejam ministrados em pelo menos 200 (duzentos)
dias letivos. “As atividades escolares se
realizam na tradicional sala de aula, do mesmo modo que em outros locais
adequados a trabalhos teóricos e práticos, a leituras, pesquisas ou atividades
em grupo, treinamento e demonstrações, contacto com o meio ambiente e com as
demais atividades humanas de natureza cultural e artística, visando à plenitude
da formação de cada aluno. Assim, não são apenas os limites da sala de aula
propriamente dita que caracterizam com exclusividade a atividade escolar de que
fala a lei. Esta se caracterizará por toda e qualquer programação incluída na
proposta pedagógica da instituição, com freqüência exigível e efetiva
orientação por professores habilitados. Os 200 dias letivos e às 800 horas
anuais, englobarão todo esse conjunto.” (Parecer CNE/CEB nº 10/2005, Os
grifos são do relator).
Desta forma acreditamos que este
projeto está englobado na proposta pedagógica da escola bem como na proposta do
Proemi/JF e no PPP (Projeto Político Pedagógico), podendo ser incluso como
atividade escolar, computado no calendário da escola, sem ferir o cumprimento
dos 200 dias letivos desta Unidade Escolar.
O esporte é uma das propostas da
Educação Física escolar, porém não deve ter um fim em si mesmo. A Educação
Física, na escola, vai além da profissionalização e estática do movimento, pois
tem um importante papel na formação global do indivíduo enquanto ser social que
vive em constante movimentação e aprendizagem.
Partindo desse princípio é que
propomos um trabalho diversificado que vise, dentro do contexto escolar
valorizar não só o esporte, mas também todas as formas de movimentação que
compõem o ambiente das aulas da Educação Física, destacando-se neste processo
os jogos tradicionais e os criados pelos alunos da instituição.
2. JUSTIFICATIVA
A prática esportiva como
instrumento educacional visa ao desenvolvimento humano e capacita o educando a
desenvolver suas competências sociais e comunicativas, essenciais para o seu
processo de desenvolvimento individual e social, ao mesmo tempo em que o
esporte constitui-se num instrumento pedagógico que tem sido ferramenta
importantíssima no auxílio dos conteúdos escolares.
O papel das práticas esportivas
vem sendo cada vez mais valorizado, tanto pela sociedade quanto pelos
governantes e educadores. Não só por sua importância na melhoria da qualidade
de vida, mas também por seu papel no desenvolvimento sociocultural e
afastamento do mundo das drogas dos nossos alunos.
Por esse motivo é cada vez mais
comum revistas, jornais e programas de TV realizar matérias tendo como tema
principal o esporte e as práticas de atividades físicas em seu papel para uma
melhor integração cultural, inclusão social e manutenção da saúde.
As diferentes competências com as
quais os estudantes chegam à escola são determinadas pelas experiências
corporais que tiveram oportunidade de vivenciar. Ou seja, se não puderam
brincar, conviver com outras pessoas, explorar diversos ambientes,
provavelmente suas competências serão restritas. A escola, sendo, pois, uma
extensão do lar, deve propiciar estas atividades diversificadas, que ampliam os
conhecimentos, a fim de prepará-las para o exercício da cidadania e a vida em
sociedade.
Nas aulas de Educação Física os
alunos costumam trabalhar determinadas atividades somente dentro de sua própria
sala, o que leva a conhecer parcialmente suas potencialidades e fraquezas, no
que se diz respeito a área de jogos e esportes. Por isso, os jogos acontecerão
entre classes de mesma faixa etária e habilidades motoras mais próximas, o que
levarão aos alunos o conhecimento dos outros colegas de turma colaborando para
o fortalecimento de laços dentro da instituição escolar. Por isso, os Jogos
Internos da Escola Aliança se propõem a desenvolver atividades e competições em
todos os segmentos que estão divididos em categorias de acordo com a faixa
etária dos alunos.
Acreditamos que valores como
socialização, responsabilidade, cooperação, respeito, liderança, personalidade,
persistência e vida saudável podem ser alcançados por meio da prática
esportiva, fazendo das práticas de atividades físicas coletivas na escola um
importante elemento humanizador para preparação de jovens e crianças na vida em
sociedade.
O Ministério da Educação com o
objetivo de garantir o acesso à educação de qualidade aos jovens do ensino
médio vem ampliando suas ações, por meio de políticas/ programas que atendam de
maneira efetiva este público. Para isto, tem desenvolvido ações conjuntas junto
aos Estados e Distrito Federal, de forma a criar a sinergia necessária para o
alcance de suas metas.
O Programa Ensino Médio Inovador
(ProEMI), instituído pela Portaria nº. 971, de 09/10/2009, criado para provocar
o debate sobre o Ensino Médio junto aos Sistemas de Ensino Estaduais e do
Distrito Federal, fomentando propostas curriculares inovadoras nas escolas do
ensino médio, disponibilizando apoio técnico e financeiro, consoante à
disseminação da cultura de um currículo dinâmico, flexível e compatível com as
exigências da sociedade contemporânea.
Segundo o documento orientador do
Proemi/JF, as ações nos Projetos de Reestruturação Curricular (PRC) das
Unidades Escolares, poderão apresentar ações em diferentes formatos
(disciplinas, oficinas, projetos interdisciplinares, dentre outros), por isso é
proposta deste projeto, desenvolver atividades que envolvam o macrocampo de
Cultura Corporal, que promovam o desenvolvimento da consciência corporal e do
movimento, a compreensão da relação entre o corpo e as emoções e, entre o
indivíduo, o outro e o mundo, abordando também a importância de atitudes
saudáveis. As atividades deverão considerar a identidade local e o intercâmbio
com outras culturas e as propostas poderão contemplar esportes de campo e de
mesa, artes marciais ou outras atividades corporais (malabarismo, yoga, tai chi
chuam, maculelê, capoeira, dentre outras). As atividades desenvolvidas neste
macrocampo poderão estar articuladas a outros macrocampos e ações interdisciplinares
da escola.
Além de todas as justificativas
acima citadas, cumpre acrescentar que o projeto está previsto no PPP e também
por recomendação da Secretária Estadual de Educação.
3. OBJETIVO
GERAL
Motivar e envolver os alunos,
incentivando-os à prática da Educação Física e de seus conteúdos como
instrumento de inclusão social para contribuir na formação integral do
estudante como ser social e participante estimulando sua criatividade por meio
da valorização dos jogos criados pelos alunos.
4. OBJETIVOS
ESPECÍFICOS
·
Compreender
o esporte de um modo geral, como elemento de inclusão social;
·
Participar de atividades competitivas,
respeitando as regras e não discriminando os colegas, suportando pequenas
frustrações, (evitando atitudes violentas);
·
Desenvolver a inteligência emocional
necessária ao bom convívio social, a partir de atividades de integração;
·
Refletir e avaliar seu próprio desempenho e
dos demais, tendo como referência o esforço em si, e dos colegas no
desenvolvimento participativo das modalidades esportivas;
·
Adotar atitudes de respeito mútuo, dignidade
e solidariedade em situações de competitividade esportiva;
·
Reconhecer-se como elemento integrante do
ambiente, adotando hábitos saudáveis de higiene, alimentação e atividades
corporais, relacionando-os com os efeitos a própria saúde e de recuperação,
manutenção e melhoria da saúde coletiva.
·
Possibilitar atitudes não violentas através de
práticas coletivas que desenvolvam a solidariedade.
·
Interagir e colocar na prática atividades que
são desenvolvidas no cotidiano da Educação Física.
·
Possibilitar a participação dos alunos em
atividades que desenvolvem as dimensões afetiva, cognitivas, motoras e
socioculturais, bem como a cooperação.
5.
MODALIDADES
1-
Handebol (masculino e feminino)
2-
Futsal (masculino)
6
- DESCRIÇÃO DE MODALIDADES
6.1 – HANDEBOL
O handebol é um esporte dinâmico, bastando uma bola e alguns jogadores.
Disputado entre duas equipes, seu objetivo é a marcação do maior número de gols
possível, algo que a cultura brasileira tanto admira no futebol. Podem
participar desta modalidade até nove alunos sendo que estarão no jogo apenas
sete, sendo um no gol e seis na linha.
6.2 – FUTSAL
O esporte mais conhecido no Brasil e um dos mais adorados a escola, o futsal
diferencia-se do futebol por ser desenvolvido na quadra e não no campo de
grama, além disso, a bola também é menor e pula menos que a de futebol de
campo, tudo isso para facilitar o domínio e movimentação dentro da quadra que é
menor e mais lisa que a grama.
7
- DAS DISPOSIÇÕES GERAIS
Todos os alunos, durante os
jogos, estarão sujeitos às normas disciplinares do Colégio Estadual Professora
Maria Apresentação, prevista em seu regulamento interno.
8
– DA ARBITRAGEM
Os árbitros serão o professor que
acompanha a modalidade ou algum aluno que dominar melhor o esporte ou jogo
trabalhado e consiga atuar sem ser tendencioso.
9-
DAS REGRAS DISCIPLINARES
Todas as regras que regulamentam
estes jogos estão no anexo, disponível ao final deste.
O atleta que faltar com respeito
aos colegas, professores e árbitros, seja durante ou em qualquer momento dos
jogos, será punido da seguinte forma:
1º-
receberá advertência verbal
2º-
receberá advertência com cartão amarelo
3º-
receberá advertência com cartão vermelho
4º-
receberá expulsão dos jogos.
*O atleta que cometer entrada faltosa (carrinho, cotovelada, pontapé ou
qualquer outro tipo de agressão verbal/física).
10.
DOS UNIFORMES
Será disponibilizado aos alunos
coletes nas cores AMARELO e AZUL para os jogos que se fizerem necessários, caso
os alunos queiram providenciar outro uniforme, este deverá conter as cores
amarelo ou azul em maior parte.
Não será permitido o uso de
matérias, tais como: sapatos, sandálias, tamancos, relógios, e outros
ornamentos cortantes durante a execução dos jogos.
Todos os alunos deverão estar com
camisetas ou cores da sua equipe para participar das competições
11.
DA PONTUAÇÃO
A equipe que fizer maior número
de pontos será considerada o campeão. Os pontos serão dados obedecendo a
seguinte regra:
· Vitória
– 1 pontos
· Empate
– 1 pontos para cada equipe
· Derrota
– 0 pontos
Em caso de empate no primeiro
lugar, as duas equipes serão declaradas campeãs. Os participantes receberão a
medalha de ouro e prata. Ao melhor jogador e jogadora de todos os jogos serão
entregue um troféu (este aluno será escolhido por meio de escolha dos
professores analisando a participação nos jogos, torcida, contribuição para a
organização e a ajuda de seus parceiros).
12 – LOCAIS DE COMPETIÇÃO
As competições acontecerão na quadra poliesportiva da cidade, pois a escola não
conta com uma quadra de esportes coberta e com estrutura adequada para
comportar esta competição, uma vez que as aulas de Educação Física já são
ministradas neste local, no dia a dia da escola. Haverá também uma
possibilidade de realização da semifinal e final dos jogos, no ginásio de
esportes da cidade.
13-
DA PROGRAMAÇÃO
1º DIA- 23/04
|
2°DIA- 24/04
|
3º DIA – 27/04
|
4º DIA – 28/04
|
5º DIA – 28/04
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6º DIA – 28/04
|
futsal
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futsal
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futsal
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futsal
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futsal
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futsal
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handebol
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handebol
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handebol
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handebol
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handebol
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handebol
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OBS:
Todas as competições estão previstas para começar as 7h10, para dar tempo de
organizar os materiais necessários para a prática das modalidades do dia.
13-
MATERIAIS NECESSÁRIOS PARA EXECUÇÃO DO PROJETO
-3 bolas de futsal
-2 bolas de handebol feminino
-2 apitos
-
3troféus médios e pequenos para melhores jogadores nas partidas.
- 100 medalhas de ouro
-100 medalhas de prata.
14.
INTERDISCIPLINARIDADE
Ao
longo desta semana, todas as disciplinas irão realizar uma pesquisa sobre a
história das diversas modalidades esportivas e sua influência na sociedade ao
longo do tempo e um estudo das propriedades dos vegetais e das frutas e suas
influências na saúde e no esporte. Conforme proposta pedagógica abaixo:
Língua
portuguesa: Leitura e produção de textos sobre a prática de esportes e a
alimentação saudável.
Matemática:
Análise de índices de atletas brasileiros em jogos importantes
Geografia:
Influência regionalismo e culturais
História:
A influência dos jogos ao longo da história
Ciências
(EF) e Biologia (EM): Os saudáveis e a prática de atividades físicas como meios
para se obter saúde física e mental.
Física:
A velocidade alcançada por atletas e bolas em uma partida de futsal e Handebol.
Química:
O uso de anabolizantes por atletas em competições oficiais e as causas químicas
destas substâncias no organismo.
Sociologia/Filosofia:
O esporte como forma de vencer na vida.
Educação
Religiosa: O esporte em cada religião.
Artes:
A propaganda dentro do esporte.
Muito bom.
ResponderExcluirPerfeito!
ResponderExcluirMaravilhoso! Parabéns!
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