quinta-feira, 28 de abril de 2016

PROJETO JOGOS INTERCLASSES

Jogos Intercalasses Um projeto da:


Educação Física Escolar e do ProEMI/JF

  

1.      INTRODUÇÃO:


Por volta dos anos 60 a 70, prevaleceu nas aulas de Educação Física a Concepção Pedagógica Competitivista a fim de despertar na sociedade brasileira o interesse pela prática desportiva, assim o país tornou os Jogos Internos Escolares um meio para treinar os futuros competidores.

Porém, nos anos 80, surge a corrente progressista na intenção de eliminar o esporte performance das escolas e construir uma nova importância do conteúdo ministrado, relacionando-o ao cotidiano dos discentes.
No Brasil, a prática do desporto escolar vem sendo estimulada desde 1882, quando Rui Barbosa defendeu a inclusão da ginástica no currículo escolar, mais recentemente na constituição de 1988 foi aprovado um artigo que defende o direito a prática esportiva.
O referido artigo declara: “Art. 217 – É dever do Estado fomentar práticas desportivas formais e não formais como direito de cada um, observando”:
II – A destinação de recursos públicos para a promoção prioritária do esporte educacional e, em casos específicos, para a prática do desporto de alto rendimento”.
Já em 1989 a Constituição do Estado da Bahia reafirma em seu artigo 278 o papel do Estado na promoção destas práticas.
“Art. 278 – É dever do Estado e dos municípios promover, incentivar e garantir, com recursos financeiros e operacionais, as práticas desportivas escolares e comunitárias e o lazer como direito de todos, visando o desenvolvimento integral do cidadão”.
       Quando propomos este projeto, lembramos dá a obrigatoriedade da ministração das horas-aula, em que a lei está exigindo (artigos 12, incisos III e 13, inciso V) que o estabelecimento e o professor ministrem as horas-aula programadas, independente da duração atribuída a cada uma.
Quando a Lei se refere ao mínimo de “oitocentas horas distribuídas por um mínimo de duzentos dias de efetivo trabalho escolar está se referindo a oitocentas horas de sessenta minutos, ou seja, um total anual de 48.000 minutos.” O mesmo raciocínio se aplica à jornada escolar no Ensino Fundamental de quatro horas de trabalho efetivo em sala de aula, quer dizer, 240 (duzentos e quarenta minutos) diários no mínimo (há ressalva no que se refere à situação dos cursos noturnos). Ao mencionar a obrigatoriedade da ministração das horas-aula, a lei exige que o estabelecimento e o professor ministrem as horas-aula programadas, independentemente da duração atribuída a cada uma, pois a duração de cada módulo-aula será definida pelo sistema de ensino ou pelo estabelecimento de ensino, dentro da autonomia que lhes é atribuída. O indispensável é que esses módulos somados totalizem 800 (oitocentas) horas no mínimo, e sejam ministrados em pelo menos 200 (duzentos) dias letivos. “As atividades escolares se realizam na tradicional sala de aula, do mesmo modo que em outros locais adequados a trabalhos teóricos e práticos, a leituras, pesquisas ou atividades em grupo, treinamento e demonstrações, contacto com o meio ambiente e com as demais atividades humanas de natureza cultural e artística, visando à plenitude da formação de cada aluno. Assim, não são apenas os limites da sala de aula propriamente dita que caracterizam com exclusividade a atividade escolar de que fala a lei. Esta se caracterizará por toda e qualquer programação incluída na proposta pedagógica da instituição, com freqüência exigível e efetiva orientação por professores habilitados. Os 200 dias letivos e às 800 horas anuais, englobarão todo esse conjunto.” (Parecer CNE/CEB nº 10/2005, Os grifos são do relator).
Desta forma acreditamos que este projeto está englobado na proposta pedagógica da escola bem como na proposta do Proemi/JF e no PPP (Projeto Político Pedagógico), podendo ser incluso como atividade escolar, computado no calendário da escola, sem ferir o cumprimento dos 200 dias letivos desta Unidade Escolar.
O esporte é uma das propostas da Educação Física escolar, porém não deve ter um fim em si mesmo. A Educação Física, na escola, vai além da profissionalização e estática do movimento, pois tem um importante papel na formação global do indivíduo enquanto ser social que vive em constante movimentação e aprendizagem.
Partindo desse princípio é que propomos um trabalho diversificado que vise, dentro do contexto escolar valorizar não só o esporte, mas também todas as formas de movimentação que compõem o ambiente das aulas da Educação Física, destacando-se neste processo os jogos tradicionais e os criados pelos alunos da instituição.
  
2.     JUSTIFICATIVA

A prática esportiva como instrumento educacional visa ao desenvolvimento humano e capacita o educando a desenvolver suas competências sociais e comunicativas, essenciais para o seu processo de desenvolvimento individual e social, ao mesmo tempo em que o esporte constitui-se num instrumento pedagógico que tem sido ferramenta importantíssima no auxílio dos conteúdos escolares.
O papel das práticas esportivas vem sendo cada vez mais valorizado, tanto pela sociedade quanto pelos governantes e educadores. Não só por sua importância na melhoria da qualidade de vida, mas também por seu papel no desenvolvimento sociocultural e afastamento do mundo das drogas dos nossos alunos.
Por esse motivo é cada vez mais comum revistas, jornais e programas de TV realizar matérias tendo como tema principal o esporte e as práticas de atividades físicas em seu papel para uma melhor integração cultural, inclusão social e manutenção da saúde.
As diferentes competências com as quais os estudantes chegam à escola são determinadas pelas experiências corporais que tiveram oportunidade de vivenciar. Ou seja, se não puderam brincar, conviver com outras pessoas, explorar diversos ambientes, provavelmente suas competências serão restritas. A escola, sendo, pois, uma extensão do lar, deve propiciar estas atividades diversificadas, que ampliam os conhecimentos, a fim de prepará-las para o exercício da cidadania e a vida em sociedade.
Nas aulas de Educação Física os alunos costumam trabalhar determinadas atividades somente dentro de sua própria sala, o que leva a conhecer parcialmente suas potencialidades e fraquezas, no que se diz respeito a área de jogos e esportes. Por isso, os jogos acontecerão entre classes de mesma faixa etária e habilidades motoras mais próximas, o que levarão aos alunos o conhecimento dos outros colegas de turma colaborando para o fortalecimento de laços dentro da instituição escolar. Por isso, os Jogos Internos da Escola Aliança se propõem a desenvolver atividades e competições em todos os segmentos que estão divididos em categorias de acordo com a faixa etária dos alunos.
Acreditamos que valores como socialização, responsabilidade, cooperação, respeito, liderança, personalidade, persistência e vida saudável podem ser alcançados por meio da prática esportiva, fazendo das práticas de atividades físicas coletivas na escola um importante elemento humanizador para preparação de jovens e crianças na vida em sociedade.
O Ministério da Educação com o objetivo de garantir o acesso à educação de qualidade aos jovens do ensino médio vem ampliando suas ações, por meio de políticas/ programas que atendam de maneira efetiva este público. Para isto, tem desenvolvido ações conjuntas junto aos Estados e Distrito Federal, de forma a criar a sinergia necessária para o alcance de suas metas.
O Programa Ensino Médio Inovador (ProEMI), instituído pela Portaria nº. 971, de 09/10/2009, criado para provocar o debate sobre o Ensino Médio junto aos Sistemas de Ensino Estaduais e do Distrito Federal, fomentando propostas curriculares inovadoras nas escolas do ensino médio, disponibilizando apoio técnico e financeiro, consoante à disseminação da cultura de um currículo dinâmico, flexível e compatível com as exigências da sociedade contemporânea.
Segundo o documento orientador do Proemi/JF, as ações nos Projetos de Reestruturação Curricular (PRC) das Unidades Escolares, poderão apresentar ações em diferentes formatos (disciplinas, oficinas, projetos interdisciplinares, dentre outros), por isso é proposta deste projeto, desenvolver atividades que envolvam o macrocampo de Cultura Corporal, que promovam o desenvolvimento da consciência corporal e do movimento, a compreensão da relação entre o corpo e as emoções e, entre o indivíduo, o outro e o mundo, abordando também a importância de atitudes saudáveis. As atividades deverão considerar a identidade local e o intercâmbio com outras culturas e as propostas poderão contemplar esportes de campo e de mesa, artes marciais ou outras atividades corporais (malabarismo, yoga, tai chi chuam, maculelê, capoeira, dentre outras). As atividades desenvolvidas neste macrocampo poderão estar articuladas a outros macrocampos e ações interdisciplinares da escola.
Além de todas as justificativas acima citadas, cumpre acrescentar que o projeto está previsto no PPP e também por recomendação da Secretária Estadual de Educação.

3.     OBJETIVO GERAL

Motivar e envolver os alunos, incentivando-os à prática da Educação Física e de seus conteúdos como instrumento de inclusão social para contribuir na formação integral do estudante como ser social e participante estimulando sua criatividade por meio da valorização dos jogos criados pelos alunos.


4.     OBJETIVOS ESPECÍFICOS

·                    Compreender o esporte de um modo geral, como elemento de inclusão social;
·                      Participar de atividades competitivas, respeitando as regras e não discriminando os        colegas, suportando pequenas frustrações, (evitando atitudes violentas);
·                      Desenvolver a inteligência emocional necessária ao bom convívio social, a partir de atividades de integração;
·      Refletir e avaliar seu próprio desempenho e dos demais, tendo como referência o esforço em si, e dos colegas no desenvolvimento participativo das modalidades esportivas;
·      Adotar atitudes de respeito mútuo, dignidade e solidariedade em situações de competitividade esportiva;
·      Reconhecer-se como elemento integrante do ambiente, adotando hábitos saudáveis de higiene, alimentação e atividades corporais, relacionando-os com os efeitos a própria saúde e de recuperação, manutenção e melhoria da saúde coletiva.
·     Possibilitar atitudes não violentas através de práticas coletivas que desenvolvam a solidariedade.
·     Interagir e colocar na prática atividades que são desenvolvidas no cotidiano da Educação Física.
·     Possibilitar a participação dos alunos em atividades que desenvolvem as dimensões afetiva, cognitivas, motoras e socioculturais, bem como a cooperação.

5.  MODALIDADES

1- Handebol (masculino e feminino)
2- Futsal (masculino)

6 - DESCRIÇÃO DE MODALIDADES

            6.1 – HANDEBOL

            O handebol é um esporte dinâmico, bastando uma bola e alguns jogadores. Disputado entre duas equipes, seu objetivo é a marcação do maior número de gols possível, algo que a cultura brasileira tanto admira no futebol. Podem participar desta modalidade até nove alunos sendo que estarão no jogo apenas sete, sendo um no gol e seis na linha.

            6.2 – FUTSAL

            O esporte mais conhecido no Brasil e um dos mais adorados a escola, o futsal diferencia-se do futebol por ser desenvolvido na quadra e não no campo de grama, além disso, a bola também é menor e pula menos que a de futebol de campo, tudo isso para facilitar o domínio e movimentação dentro da quadra que é menor e mais lisa que a grama.

7 - DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

Todos os alunos, durante os jogos, estarão sujeitos às normas disciplinares do Colégio Estadual Professora Maria Apresentação, prevista em seu regulamento interno.

8 – DA ARBITRAGEM

Os árbitros serão o professor que acompanha a modalidade ou algum aluno que dominar melhor o esporte ou jogo trabalhado e consiga atuar sem ser tendencioso.

9- DAS REGRAS DISCIPLINARES

Todas as regras que regulamentam estes jogos estão no anexo, disponível ao final deste.
O atleta que faltar com respeito aos colegas, professores e árbitros, seja durante ou em qualquer momento dos jogos, será punido da seguinte forma:
1º- receberá advertência verbal
2º- receberá advertência com cartão amarelo
3º- receberá advertência com cartão vermelho
4º- receberá expulsão dos jogos.
  *O atleta que cometer entrada faltosa (carrinho, cotovelada, pontapé ou qualquer outro tipo de agressão verbal/física).

10. DOS UNIFORMES
Será disponibilizado aos alunos coletes nas cores AMARELO e AZUL para os jogos que se fizerem necessários, caso os alunos queiram providenciar outro uniforme, este deverá conter as cores amarelo ou azul em maior parte.
Não será permitido o uso de matérias, tais como: sapatos, sandálias, tamancos, relógios, e outros ornamentos cortantes durante a execução dos jogos.
Todos os alunos deverão estar com camisetas ou cores da sua equipe para participar das competições

11. DA PONTUAÇÃO

A equipe que fizer maior número de pontos será considerada o campeão. Os pontos serão dados obedecendo a seguinte regra:
·         Vitória – 1 pontos
·         Empate – 1 pontos para cada equipe
·         Derrota – 0 pontos
Em caso de empate no primeiro lugar, as duas equipes serão declaradas campeãs. Os participantes receberão a medalha de ouro e prata. Ao melhor jogador e jogadora de todos os jogos serão entregue um troféu (este aluno será escolhido por meio de escolha dos professores analisando a participação nos jogos, torcida, contribuição para a organização e a ajuda de seus parceiros).

            12 – LOCAIS DE COMPETIÇÃO

            As competições acontecerão na quadra poliesportiva da cidade, pois a escola não conta com uma quadra de esportes coberta e com estrutura adequada para comportar esta competição, uma vez que as aulas de Educação Física já são ministradas neste local, no dia a dia da escola. Haverá também uma possibilidade de realização da semifinal e final dos jogos, no ginásio de esportes da cidade.
           
13- DA PROGRAMAÇÃO

1º DIA- 23/04
2°DIA- 24/04
3º DIA – 27/04
4º DIA – 28/04
5º DIA – 28/04
6º DIA – 28/04
futsal
futsal
futsal
futsal
futsal
futsal
handebol
handebol
handebol
handebol
handebol
handebol

OBS: Todas as competições estão previstas para começar as 7h10, para dar tempo de organizar os materiais necessários para a prática das modalidades do dia.
           
13- MATERIAIS NECESSÁRIOS PARA EXECUÇÃO DO PROJETO

           -3 bolas de futsal
            -2 bolas de handebol feminino
            -2 apitos
           - 3troféus médios e pequenos para melhores jogadores nas partidas.
            - 100 medalhas de ouro
            -100 medalhas de prata.

14. INTERDISCIPLINARIDADE

Ao longo desta semana, todas as disciplinas irão realizar uma pesquisa sobre a história das diversas modalidades esportivas e sua influência na sociedade ao longo do tempo e um estudo das propriedades dos vegetais e das frutas e suas influências na saúde e no esporte. Conforme proposta pedagógica abaixo:

Língua portuguesa: Leitura e produção de textos sobre a prática de esportes e a alimentação saudável.

Matemática: Análise de índices de atletas brasileiros em jogos importantes

Geografia: Influência regionalismo e culturais

História: A influência dos jogos ao longo da história

Ciências (EF) e Biologia (EM): Os saudáveis e a prática de atividades físicas como meios para se obter saúde física e mental.

Física: A velocidade alcançada por atletas e bolas em uma partida de futsal e Handebol.

Química: O uso de anabolizantes por atletas em competições oficiais e as causas químicas destas substâncias no organismo.

Sociologia/Filosofia: O esporte como forma de vencer na vida.

Educação Religiosa: O esporte em cada religião.


Artes: A propaganda dentro do esporte.

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